Agrupamento 524 do Corpo Nacional de Escutas

 

 

Agrupamento 524 do Corpo Nacional de Escutas

No ano de 1978 abriu o Agrupamento 524 de Aveiras de Cima, na altura composto por três secções: os lobitos, os júniores e os séniores.
Como chefia tinham: um assistente do agrupamento — Padre António Cardoso e o seu colaborador Carlos Branco; um chefe do agrupamento — José Guilherme Vidais; e mais quatro ou cinco dirigentes. Cinco anos depois, em 1983, terminou oficialmente os seus trabalhos.
Mas a vontade de haver escuteiros em Aveiras de Cima sempre se manteve. Daí ter surgido um pequeno grupo de jovens que, juntamente com o antigo chefe do agrupamento, manteve a chama do escutismo acesa (ANAC — Aventura e Natureza de Aveiras de Cima). Foi desse grupo que renasceu a vontade de reabrir o agrupamento.
A 19 de Junho de 1996 dá-se então a nova formação do 524. Fica composto o agrupamento com a Alcateia 63, o grupo Explorador 31 e o grupo Pioneiro 118, com cerca de quarenta e oito elementos. O primeiro acampamento dá-se no ano de 1997.
A 21 de Novembro de 1999, em plena cerimónia de promessas, é declarada a abertura oficial do agrupamento 524 de Aveiras de Cima. Ao longo desses seis anos e meio, muitas têm sido as atividades de secção, às atividades de agrupamento, às atividades de grupo e regionais. Atualmente, o agrupamento atravessa uma fase de crescimento. Conta com cerca de 130 elementos pertence à região de Lisboa e ao núcleo Solarius.

Sede:
Rua São Martinho 1-A
2050- 163 Aveiras de Cima
Telefone: 912082336
Email: cne.524@hotmail.com

Responsáveis:
Chefe do Agrupamento – Carlos Manuel Ramalho Torres Henriques
Chefe Adjunto do Agrupamento – Tiago Miguel da Silva Jacinto
Secretária do Agrupamento – Débora Filipa