Casa do Povo de Aveiras de Cima
Casa do Povo de Aveiras de Cima
|
A Casa do Povo de Aveiras de Cima foi criada por portaria em Maio de 1971, mas só em Janeiro de 1974 é que o projeto arrancou definitivamente.
Com a transformação que as Casas do Povo sofreram , a Casa do Povo de Aveiras de Cima adaptou-se aos novos tempos e funciona como qualquer outra actividade.
A Coletividade tem a sua ação principal na ocupação dos tempos livres dos seus associados, dispondo das seguintes secções:
•Folclore
•Desporto
•Columbofilia
•Teatro
•Filatelia
•Campismo
•Danças Sevilhanas
Órgãos Sociais:
Direção:
Presidente: José Agostinho Botão
Vice-Presidente: José Manuel Isidoro Pratas
Vice-Presidente: Adriana Soraia da Fonseca Ferreira
Tesoureiro: António Julião Vidais
Secretário: José da Silva
Vogal: Madalena Toscano Pereira
Vogal: Ana Margarida Serrano Gaspar Coelho
Vogal: Maria Camila Ag. Botão Mirradinho
Vogal: Luís Manuel da Silva Açucena
Vogal: Marco André Cadete Fidalgo
Conselho Fiscal:
Presidente: Sónia Jesus M. Gaspar
1.º Relator: Maria do Rosário Torres O. Pereira
2.º Relator: Paulo Daniel Isidoro Santos
Assembleia Geral:
Presidente: António Pratas Cardoso
Vice-Presidente: António Manuel Félix Domingos
Secretario: Sónia Pratas Henriques Botas
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, foi fundado em 1 de Abril de 1960 e fez a sua primeira apresentação ao público em Novembro do mesmo ano, apresentando um repertório de características muito próprias, fundamentalmente conseguido a partir de pesquisas e recolha etnográfica efetuada na área geográfica da Vila de Aveiras de Cima.
Veio a ser integrado na Casa do Povo de Aveiras de Cima , em 14/12/1978.
Ao longo de largos anos de atividade, participou nos mais importantes Festivais Nacionais e Internacionais realizados em Portugal. Gravou o seu 1o. Disco (LP) em 1983.
Depois de muitas dificuldades, concluímos um novo trabalho discográfico em que o mês de Junho de 2000, foi o escolhido para sua apresentação. Realizou digressões à Região Autónoma da Madeira em 1973, Pirenéus Atlantique em 1985, Bélgica em 1987,Palma de Maiorca em 1987 e 1993, Região da Guadalajara em 1995, Açores(Terceira e S. Miguel) em 1998.
O Rancho Folclórico Infantil da Casa do Povo de Aveiras de Cima, nasceu após a integração do Rancho Adulto na Casa do Povo de Aveiras de Cima, feito que ocorreu em Janeiro de 1978.
A criação do Rancho Infantil deveu-se à necessidade de criar uma escola de dança que viesse a proporcionar , por um lado a criação de dançarinos para o Rancho Adulto e por outro a forma que a Casa do Povo encontrou para ocupar as crianças e ensinar-lhes o gosto pela dança e pela música.
O Rancho Infantil neste momento leva já vários anos dedicados a esta atividade. Tem participado em vários festivais e festas de Folclore Infantis, representando a região em que Ribatejo/Estremadura).
Localização:
Rua 25 de Abril, nº 13
2050-066 Aveiras de Cima
Tel.: 263475289
Fax: 263475289