Aveiras de Cima, freguesia pertencente ao concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, localiza-se no extremo ocidental da província do Ribatejo, distando onze quilómetros da sede de concelho e cerca de cinquenta quilómetros da capital de distrito.

Detentora de uma área de 26 quilómetros quadrados, a freguesia de Aveiras de Cima, cujo orago é o Mártir São Sebastião, é composta pelos lugares de Casais de Comeiras, Casais do Tambor, Corriola, Casais das panerai replica Amarelas, Casais do Vale Brejo, Casais do Vale Coelho, Casais das Inglesas, Casais do Vale Cepo e Vaqueiras.

 

Confina a Norte com a freguesia de Alcoentre, a Sul com a freguesia de Vale do Paraíso, a Nascente com Pontével, do concelho Cartaxo, e a Poente com Ota, do concelho de Alenquer.


Da história inicial da freguesia de Aveiras de Cima pouco se sabe. Desconhece-se o ano da sua fundação e quem terá sido o seu fundador. Apenas a partir de 1251, data em que D. Sancho I a povoou e concedeu foral, se encontram registos exatos da sua existência.



A 13 de Setembro de 1513, D. Manuel confirmou o foral anterior e outorgou um “foral novo” a Aveiras de Cima e Vale do Paraíso. Este documento manuelino orologi repliche reconhecia as duas localidades (Aveiras de Cima e Vale do Paraíso) como partes integrantes de um mesmo concelho, que, na altura, pertencia à comendadeira de Santos-o-Novo. Mas, quem detinha o papel de capital administrativa era Aveiras de Cima.

No início do século XIX, o território português contava mais de oitocentos concelhos, fruto de sucessivos benefícios régios. Perante esta situação, foi promulgado, a 6 de Novembro de 1836, um decreto com o objectivo de organizar convenientemente o reino. Assim, entre vários concelhos que foi necessário extinguir, encontrava-se o de Aveiras de Cima, que passou então a pertencer ao concelho de Azambuja como freguesia.

Na freguesia de Aveiras de Cima nasceram ou viveram importantes figuras que se evidenciaram no panorama da vida portuguesa, destacando-se Francisco de Almeida Grandella (1852 - 1934).

Em 1852, nasceu em Aveiras de Cima Francisco de Almeida Grandella, filho de médico de província e marçano aos onze anos de idade. Em 1881, foi o fundador da Loja do Povo que Replica Horloges constituiu a primeira experiência comercial daquele que viria a ser o dono dos célebres Armazéns Grandella, em Lisboa. Fundou o Teatro da Rua dos Condes e o célebre Club dos Makavenkos, e sobre eles deixou impressas as respetivas Memórias (1919).

Republicano convicto, amigo íntimo de Afonso Costa, veio a ser um dos principais defensores e mecenas do regime republicano.

Atualmente, o concelho de Azambuja é constituído por sete freguesias, sendo Aveiras de Cima uma das mais importantes.